PLASMA RICO EM PLAQUETAS E FATORES DE CRESCIMENTO

A reabilitação oral com implantes em condições com pouca disponibilidade óssea limita o prognóstico do tratamento.

O PRP (plasma rico em plaquetas) promove uma regeneração de tecidos ósseo e gengival mais rápida. Como se trata de um produto autógeno não promove transmissão de doenças e não apresenta uma reação imunológica.

Mediante uma simples técnica, que consiste em extrair uma pequena quantidade de sangue do próprio paciente, uns minutos antes de começar a cirurgia e após processamento da mesma (sem acrescentar nenhum tipo de substância), obtemos um concentrado de plaquetas, em forma de coágulo, que será colocado na zona da cirurgia (pós- extração dos dentes, pós apicetomias ou após colocação de implantes dentários entre outros).

As plaquetas quando se agregam, libertam umas substâncias contidas no seu interior denominados de factores de crescimento das plaquetas (PDGF), que,entre outras como promover a proliferação de células fibroblásticas, são importantes na cicatrização dos tecidos.

Desta maneira diminuímos o tempo necessário para a regeneração de um defeito e inclusive obtemos neoformação óssea em situações de difícil prognóstico. Ao encurtar o tempo de epitelização da ferida cirúrgica, diminuem as possibilidades de infeção e minimizamos o mal estar dos nossos pacientes.